Para quem é professor de ginástica, sabe da grande importância que é possuir de um bom 'ouvido' e de ter musicalidade nas aulas. Tendo conhecimento sobre a frase musical, onde começa e termina cada parte da música (seja refrão, parte instrumental ou vocal), fazer o mapeamento musical já é um bom começo para quem está iniciando na área. É necessário escutar várias músicas, conhecer os BPM's (Batidas Por Minuto), fazer vários mapeamentos musicais... ou seja, é necessário que a pessoa que deseja ser professor na área se empenhe muito em querer aprender.
Muitos são os benefícios para quem é conhecedor da musicalidade. Entre eles, e talvez o principal, é a questão da segurança de passar os movimentos no momento da aula. Com isso, o professor pode fazer movimentos unilaterais, sem a preocupação da sobrecarga de execuções em um lado maior que o outro.
Porém atenção redobrada quanto aos cd's que são para a ginástica. Todos eles são feitos exclusivamente para a modalidade, com a formatação ideal. Todos eles possuem o compasso quaternário, onde possuem o 1º tempo forte, o 2º tempo fraco, o 3º tempo fraco e o 4º tempo fraco. Esses cd's também tem outra particularidade. Entre uma música e outra não existe pausa. O que deixa a aula mais interessante e com resultados benéficos.
Para quem planeja as próprias aulas, deve ter atenção dobrada em escolher músicas condizentes com a coreografia e o objetivo que se quer ter, bem como também o bom senso para que a música não causa danos a você professor e nem aos alunos.
Em breve, estarei mandando um modelo de como fazer mapeamentos musicais e coreográficos para aulas pré-coreografadas. Desde já planejem um momento do seu tempo para ouvir músicas, fazer mapeamentos de diversas músicas e 'aguçar' mais o ouvido.
#abraçoseatébreve!

Nenhum comentário:
Postar um comentário